Pages

terça-feira, 10 de abril de 2012

Rede Wireless – Confira Cada Tipo e Padrão de Rede sem Fio


rede wireless é uma rede de computadores estruturada a partir de equipamentos que não necessitam de cabos para sua conexão. Essa tecnologia ganhou sua ascensão há poucos anos e substituiu com eficácia as famosas redes cabeadas, que perduraram por muitos anos.
A rede wireless funciona por meio de aparelhos de radiofrequência ou infravermelho que captam os sinais de rede e os transmitem para o computador. Geralmente estes aparelhos são modens e roteadores, já conhecidos pelos usuários. Com eles, a pessoa poderá ter acesso à internet mesmo estando há alguns metros de distância de seu ponto de acesso.
Seja em casa, no escritório, comércio e até mesmo em locais públicos, com a tecnologia wireless o acesso se tornou muito mais fácil, rápido e prático. Assim, você pode acessar seus e-mails, redes sociais e outros sites em qualquer local que disponibilize essa rede.
As redes wireless se classificam como redes locais (WLAN), redes de curta distância ou pessoais (WPAN), redes de longa distância ou geograficamente distribuídas (WWAN) e redes metropolitanas (WMAN), classificações feitas de acordo com a área de abrangência das redes.
Outro tipo de classificação conhecida para as redes deste tipo são as atribuições a, b, g e n. São elas:
  • 802.11a: alcança a velocidade de 54 Mbps, tem suporte para 64 utilizadores por ponto de acesso e opera na frequência de 5,8 GHz. Suas vantagens principais são a ausência de interferência e a velocidade.
  • 802.11b: apresenta transferência média de 11 Mbps, velocidade de 22 Mbps, opera na frequência de 2.4 GHz e suporta 32 utilizadores por ponto de acesso. Sua vantagem é a disponibilidade gratuita no mundo todo, e a desvantagem é a interferência na recepção e transmissão de sinais.
  • 802.11g: conta com velocidade de 54 Mbps e tem frequência de 2,4 GHz. Seu ponto positivo é a alta velocidade.
  • 802.11n: novo padrão aprovado para redes sem fio. As taxas de transferência disponíveis vão de 65 Mbps a 300 Mbps e a faixa de frequência são de 2,4 GHz ou 5 GHz.

0 comentários:

Postar um comentário