Pages

terça-feira, 24 de maio de 2011

Como clonar os programas para instalá-los novamente quando você precisar


Duas das coisas mais inconvenientes ao comprar um computador novo ou formatar o PC velho são instalar todos os programas que utilizamos e, o que é ainda mais entediamte, configurá-los. Ao longo do tempo, é comum que adaptemos as preferências dos softwares de acordo com a nossa necessidade – o que torna esse procedimento ainda mais penoso.
Todavia, existem alguns programas que podem facilitar essa tarefa de transferência de aplicativos e configurações. Confira neste artigo preparado pelo Tecmundo e Baixaki como clonar os programas instalados na sua máquina para que eles possam ser implementados em outros computadores sem qualquer complicação.


Pré-requisitos

 


Cadastro

Para baixar o PickMeApp você precisa estar cadastrado no site do desenvolvedor. Ao pressionar o botão “Clique para Baixar” acima, você é redirecionado para a página de registro do software. Preencha as informações solicitadas (como nome de usuário, endereço de email, seu nome e sobrenome) (1) e clique em “Register and Download” (2).

Em seguida, uma tela é apresentada exibindo o arquivo executável do programa. Clique em “Download” para iniciar a transferência. Após o arquivo ser completamente baixado, execute-o e siga as instruções do assistente de “instalação”.
Vale ressaltar que o PickMeApp não é instalado no disco de armazenamento, ele somente descompacta algumas pastas com os recursos de que precisa para funcionar. Portanto, grave bem o local onde o assistente de instalação extraiu esses arquivos, pois você precisará encontrá-los posteriormente.


Configuração

Por padrão, o PickMeApp não oferece a ferramenta para importação das configurações dos programas em funcionamento. Para ativá-la clique no botão “Settings” no canto superior esquerdo da janela, selecione a aba “Advanced” (3) e marque as opções “Capture with current application settings” e “Install with current application settings” (4).


É hora de clonar!

Com o PickMeApp devidamente instalado e configurado, chegou a hora de iniciar a clonagem. Ao abrir o aplicativo, é possível perceber que todos os programas instalados no PC são listados na área do lado esquerdo da tela. Selecione todos os softwares que você deseja reproduzir em outra máquina (5) e pressione o botão “Capture marked application(s) to the active profile” (6).

Ao realizar o passo anterior, o PickMeApp salva os instaladores e as configurações dos respectivos programas em arquivos no formato TAP – os quais ficam localizados no diretório “TAPPS” dentro da pasta criada após a descompactação. Copie toda a pasta descompactada pelo PickMeApp: selecione-a e execute a combinação Ctrl + C ou clique com o botão direito do mouse e, no submenu exibido, selecione a opção “Copiar” (7).

Cole os arquivos copiados em algum dispositivo portátil, como um pendrive, para que você possa transportá-los para outras máquinas.


Restaurando os aplicativos e configurações

No computador de destino, conecte o dispositivo com o diretório copiado. Execute o lançador do PickMeApp e aguarde o seu carregamento. Confira se a configuração descrita nos passos 3 e 4 está ativada. Os programas que foram selecionados na máquina original devem aparecer na área “My Captured Applications” do lado direito da janela.
Caso isso não aconteça, clique no botão “Import”, encontre a pasta com os arquivos no formato TAPS copiados e abra-os. Ao visualizar os aplicativos capturados, selecione aqueles que você deseja instalar (8) e pressione o botão “Install marked application(s) to the active profile” (9).

Pronto! Agora basta esperar que o PickMeApp instale todos os softwares indicados. Com o término do procedimento, é hora de executar os programas, logar nos serviços que exigem acesso restrito e usufruir de todo o conteúdo que você possuía no computador antigo.


Observações

Existem algumas peculiaridades no funcionamento do PickMeApp que precisam ficar bem claras. A primeira delas é que esse software realiza a migração dos instaladores e configurações dos respectivos programas. Ele NÃO importa dados de acesso a serviços online, como logins e senhas de Skype, MSN e clientes do Twitter.
Outro ponto que deve ser observado antes de trocar de computador são as plataformas de desenvolvimento e suporte a outros aplicativos. Isso porque o PickMeApp não identifica ou transporta esses softwares requeridos, como Java, Adobe AIR e Microsoft .NET Framework. Portanto, lembre-se de marcá-los na hora de selecionar os itens que você deseja capturar ou instale-os manualmente para o correto funcionamento de todos os programas migrados.
Fique atento, também, com a compatibilidade entre sistemas operacionais, caso a máquina em que você vá instalar os programas possua uma versão de SO diferente do original. Alguns aplicativos podem apresentar falhas de execução por não terem suporte.
Para finalizar, algumas plataformas de suporte podem limitar a ação do PickMeApp. Durante os testes realizados, os programas que utilizam o Adobe AIR não tiveram as preferências aplicadas, apesar de serem corretamente instalados. Nesses casos, as configurações terão que ser feitas manualmente.

Fonte: http://bit.ly/jZewEo

0 comentários:

Postar um comentário