Pages

domingo, 10 de abril de 2011

Windows Media Player na barra de tarefas do Windows 7

A maioria massiva dos usuários que migraram do Windows Vista ou XP para o Windows 7 certamente sentiram falta da opção de usar o mini-player do Windows Media Player na barra de tarefas.
Apesar do Windows 7 oferecer opções de controle de músicas através da pré-visualização, no início quer queira ou não, é ruim e estranho para adaptar-se, assim como acontece com o Windows Live Messenger e outros programas.
Com um simples tutorial passo-a-passo é possível, de maneira rápida e com apenas alguns passos, trazer de-volta tal opção.
Mas antes de começar lembre-se de encerrar o Windows Media Player por precaução. Feito isto, vamos começar… :D

Arquivos necessários e Downloads

A taskband do Windows Media Player fica armazenada num único arquivo DLL nomeado “wmpband.dll” encontrado na pasta do Windows Media Player até a edição 11 do mesmo (afinal, a 12 só existe nativamente no Windows 7). Como a Microsoft removeu esta DLL do Windows Media Player 12, a opção também “some” por subsequente.
Como não existe a DLL citada da versão 12 do player, pode-se usar no lugar a da versão 11 para Windows Vista. Obviamente que você não precisa correr no PC de um amigo com o Windows Vista para pegar esta DLL, você pode baixá-la clicando aqui (130KB).

Instalação e registro da DLL

Depois de feito o download, extraia a DLL dentro da pasta correspondente à edição seu sistema operacional, em outras palavras, se você usa Windows 7 x86 (ou 32bits), extraia a “wmpband.dll” de dentro da pasta “32bits – x86″. Se você usa Windows 7 x64 (ou  64bits), extraia a “wmpband.dll” de dentro da pasta “64bits – x64″. Extraia para qualquer lugar, para o Desktop, por exemplo.
Depois abra o Executar do Windows com a combinação de teclas WinKey + R (sendo a WinKey a tecla com o símbolo do Windows no teclado), digite %PROGRAMFILES%\Windows Media Player e o execute.
A pasta que irá abrir será a pasta com os arquivos do Windows Media Player. Copie para lá o arquivo “wmpband.dll” que você extraiu a pouco. Se for solicitado, conceda permissões de Administrador ao UAC.
Pasta do Windows Media Player
Pasta do Windows Media Player
Depois de copiado o arquivo, vamos registrá-lo. Clique no Menu Iniciar e depois em “Computador” com o botão direito, no menu de contexto exibido selecione “Gerenciar”. Caso o UAC solicite, conceda permissões de Administrador.
Na nova janela aberta, clique em “Serviços e aplicativos” seguido de um duplo-clique em “Serviços”. Na lista exibida, procure e de um clique simples em “Serviço de Compartilhamento de Rede do Windows Media Player”. Ao lado será mostrado a descrição do serviço e, no topo, links para Iniciar, Parar ou Reiniciar o serviço
Caso apareça “Iniciar o Serviço” não faça nada. Agora, se aparecer “Parar o Serviço” e “Reiniciar o serviço” clique em “Parar” e aguarde o mesmo ser encerrado.
Serviços do Windows
Serviços do Windows
Abra novamente o Executar do Windows com WinKey + R. Na janela, digite regsvr32 “%programfiles%\Windows Media Player\wmpband.dll” e execute o comando. Ele irá registrar a DLL que você copiou com o Windows.
Caso dê um erro, faça o seguinte:
  1. Abra o Menu Iniciar e digite cmd na caixa de busca;
  2. Aperte Control + Shift + Enter;
  3. Conceda permissões de Administrador para o UAC;
  4. Digite regsvr32 “%programfiles%\Windows Media Player\wmpband.dll” no interpretador de comandos do Windows (a janela preta que se abriu) e pressione Enter;
  5. Aguarde o arquivo ser registrado. Quando concluído, uma mensagem de sucesso será exibida;
  6. Feche a janela;

Adicionar o player à Barra de Tarrefas

Faça como o habitual para o Windows XP e Vista. Basta clicar com o botão direito num lugar vazio da barra de tarefas, depois em “Barra de ferramentas” e por fim “Windows Media Player”.
Windows Media Player na Barra de Tarefas
Windows Media Player na Barra de Tarefas
Ao minimizar o Windows Media Player no Windows 7 ele irá para a barra de tarefas. Porém, por ser do Windows Vista, alguns bugs existem, como por exemplo fato de que o Windows Media Player irá continuar como aberto na Barra de Tarefas, em outras palavras, o player e a janela continuação caso a janela seja restaurada ou fechada.
A única maneira de remover o player da Barra de Tarefas depois que a janela principal foi fechada é clicando novamente em um lugar vazio da Barra de Tarefas, depois em “Barra de ferramentas” e por fim “Windows Media Player”, ou encerrar o “wmplayer.exe” através do Gerenciador de Tarefas (popular Control + Alt + Del).

Fonte: http://technow.ws/dicas/6193/

0 comentários:

Postar um comentário